domingo, 16 de agosto de 2015

15 de Agosto - Dia do Saloio - Santa Cruz - Torres Vedras


Desde 1997, que a Câmara Municipal de Torres Vedras organiza o cortejo etnográfico, conhecido como o Dia do Saloio. Trata-se de uma recriação da "ida à praia" dos habitantes da região saloia, neste caso de Torres Vedras, cuja principal praia era e continua a ser Santa Cruz, palco desta recriação. Os torrienses, sobretudo rurais, vestiam a "roupa do domingo" e iam assim para praia, alguns percorrendo vários quilómetros. Esse transporte era feito a pé ou com o apoio das carroças, puxadas pelas mulas ou pelas juntas de bois. Os mais abastados é que tinham direito a cavalos.
 
E assim chegavam a Santa Cruz. Prendiam os animas num canto a pastar, libertando-os do peso das carroças que traziam de tudo um pouco: vinho, comida, tachos e panelas... O almoço era feito na praia, onde faziam lume e cozinhavam a comida. Era um dia de festa e de muito convívio, onde o mundo rural chocava com o mundo urbano, sim, urbano, porque Santa Cruz, na 1ª metade do séc. XX atraiu a elite citadina, não só de Torres Vedras, mas sobretudo de Lisboa. No entanto, esta relação foi sempre saudável e muito rica culturalmente.
 
Hoje é sobretudo uma recriação, que nos ajuda a preservar a memória, juntando várias gerações.
 
Para o ano há mais...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Nota Biográfica

André Duarte Baptista, arquiteto, nasce em 1980 na cidade de Torres Vedras, onde reside e trabalha. Em 2013, obtém o grau mestre em arqui...