sexta-feira, 10 de abril de 2015

Posts recuperados I

De Torres Vedras, ao Convento do Carmo - 17-05-2014

3 de maio - SketchCrawl de Torres Vedras, Rua da Cruz, 180º

Este exercício marca o meu regresso a estas actividades. Não poderia ter sido melhor, na minha cidade, na companhia de amigos e orientado por Eduardo Salavisa e Nelson Paciência.



17 de maio - 55º Encontro - Museu Arqueológico do Carmo
Esculturas de João Castro Silva

No dia 17, o reEncontro com os Urban Sketchers....

 








Desenhar em Peniche com Ana Frazão – 24 -05 - 2014

organizado por Ana Luísa Frazão

No passado sábado, dia 24, tive o privilégio de me juntar a um grupo fantástico, orientado pela Ana Luísa Frazão. O cheiro a maresia e o ruído das gaivotas intercalado pelos motores dos barcos, não deixavam dúvidas: Chegámos a Peniche.




Zona de Embarque para Berlengas

 Marina
Nesse dia fiz-me acompanhar pela Marta e o Tomás, na esperança de encontrar um dia de sol para passear a beira-mar. Foi sol de "pouca dura", pois a brisa marítima, tão característica da zona Oeste, fez-se sentir bem cedo, no entanto resistimos graças ao eterno abrigo: O Forte. Aí encontramos a tranquilidade e conforto necessários para desenhar (eu e o Tomás).Os corajosos foram desenhar o bairro dos pescadores, junto à arriba.




Forte de Peniche
Os desenhos fizeram-me perceber que eu não conhecia verdadeiramente aquele monumento. Pese embora, as dezenas de vezes que ali estivera, em criança e adulto, nada me tinha levado a olhar, a observar e a perceber a morfologia desta estrutura militar, uma verdadeira peça de arquitectura e engenharia.

Obrigado Ana Frazão, por me levar à descoberta de um espaço tão interessante. Até breve








4 Dias à sombra - Algarve - 4 jul 2014



Armação de Pêra, junto à praia
(caderno A5 - 80gr, caneta BIC e Marcadores)
Um pseudo-palácio a beira mar plantado. Está à venda, se quiserem comprar, estão à vontade........


Armação de Pêra, junto à praia
(caderno A5 - 160gr, caneta BIC e aguarelas)

Mais um exemplo de uma tipologia típica de uma estância balnear. Vila Maria Albertina. Ai se lhe tirassem o azul!!!!








da noite, para o dia: adultos e crianças a desenhar
01- 06 -2014


Local: Centro Histórico de Torres Vedras


 "Anda connosco em busca dos Espaços" (José Régio)... Assim se apresenta o grupo Andar na Rua, que na passada 5ª feira, dia 29 de Maio, aceitou o meu desafio: Desenhar as Ruas Desenhadas.

Este grupo encontra-se todas as 5ª feiras e percorre o centro histórico da cidade, de forma descomprometida, ao sabor das circunstâncias.

 Este desafio foi lançado, após terem visitado a exposição @rte ao Centro, onde contactaram com os trabalhos desenvolvidos no dia 3 de Maio, sob a orientação de Eduardo Salavisa e Nelson Paciência.

Começámos pelo Antigo Largo do Grilo, onde no dia 3
fizemos um exercício sob a orientação de Nelson Paciência


          
No inicio, o olhar céptico e receoso. De repente o que parecia ser uma obrigação, passou a prazer. Aos poucos, os participantes libertam-se das ideias pré-concebidas e entregam-se de forma incrível e apaixonante. Silêncio e concentração... "foi o nosso passeio mais silencioso", dizia o Álvaro, sem desviar o olhar do seu diário gráfico.

 





E agora na esplanada, junto ao Atlético e com uma vista privilegiada sob o Largo de Santo António.






Fotografia de Grupo

Fotos de André Duarte Baptista


No final, entre as gargalhadas, ouviu-se "para a próxima semana, as linhas serão menos tortas", ou "vimos coisas que nunca tínhamos visto". Parece que gostaram e a prova disso foi a inscrição de algumas pessoas para o encontro domingo, 1 de Junho), onde celebrámos o dia da CRIANÇA.
Aproveito para agradecer ao grupo Andar na Rua, pela entrega total e em especial à Ana Isabel Miguel que me ajudou a preparar esta surpresa. Obrigado pela experiência.

 
 
 

Dia da Criança, 1 de Junho
Desenhar o Centro Histórico de Torres Vedras:
crianças e adultos
"semear, para colher"


 


O que é o Diário Gráfico?
Após terem sido distribuídos os diários gráficos, os padrinhos do evento, os Urban Sketchers Ana Luísa Frazão, Rosário Félix e António Procópio, explicaram o conceito e a importância do desenho na capacidade de observação e percepção do mundo que nos rodeia.

Começámos pelo Largo de Santo António, onde desenhámos as árvores à sombra das mesmas. No final do dia subimos ao Terraço do edifício Câmara Escura, da Cooperativa de Comunicação e Cultura, onde houve a oportunidade de desenvolver desenhos e colagens representando o Castelo e a Igreja de Santa Maria.








Fotos de Inês Mourão 


Um dia inesquecível...

Agradeço aos pais e às crianças pela concentração e alegria, à Isabel Alegria, António Bártolo e José Ferreira pelo apoio às crianças. Inês Mourão, Rosário Félix, Ana Luísa Frazão, António Procópio e Ângela Vitória, muito obrigado pela vossa entrega e dedicação.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Nota Biográfica

André Duarte Baptista, arquiteto, nasce em 1980 na cidade de Torres Vedras, onde reside e trabalha. Em 2013, obtém o grau mestre em arqui...